sábado, 5 de setembro de 2009

Saudades do meu primeiro "Play"

"Criativa fm, 89.3, fm estéreo, São Tiago, Minas Gerais, com mais um ouvinte na linha, alô..." Essa simples frase, pronunciada nos idos de 1996 por Menguelle, representa um momento revolucionário e que entrou para a história de São Tiago. Naquele ano, entre os meses de fevereiro e setembro, esteve no ar a Criativa Fm, a primeira emissora da cidade e que há exatos 13 anos, por não conseguir a outorga de funcionamento perante o MiniCom, teve que sair do ar. Mesmo nesse pouco tempo em operação, a emissora conseguiu deixar saudades de sua qualidade e profissionalismo e eu, mesmo à epoca tendo apenas 9 anos de idade, me lembro da rádio como se ainda tivesse ouvido-a ontem. Pra falar a verdade, a sua história começou em 1995 (ou até antes, mas faltam registros) quando, em uma tarde de domingo, foi levada ao ar um sinal de Fm através de um transmissor montado por eles mesmos, até aí, ainda em clima de brincadeira e experiência. Porém em fevereiro do ano seguinte, ela foi ao ar já utilizando equipamentos que nem rádios já consolidadas da região utilizavam. Aliás, a emissora conseguiu o canal de operação, migrando, posteriormente, para 101,1. Contudo a conssessão para utilizar o canal até hoje não foi outorgada.

A Criativa Fm conseguiu fazer uma coisa que até hoje poucas rádios conseguiram, que é fazer uma grade de programação equilibrada. Ela entrava no ar às 5 da manhã com o Criativa Sertaneja do saudoso Toninho, o popular Esquisito. Depois vinha o Manhã Criativa, por uns meses com Mário Ribeiro e por outros por César Rocha. Tinha o almoço musical ao meio dia e durante a tarde tinha, com a apresentação de Joana Silva, o Peça e ofereça (era impossível conseguir participar, pois devido à tantos ouvintes ligando, a linha sempre ficava ocupada). No final da tarde tinha os programas de Celso Rocha, Menguele e Wellington Morais. Às 6 da tarde tinha a Hora do Rock, com Carla Almeida (ex rádio Vertentes). À noite tinha o Passado de Presente, com Tiago Santiago e os Momentos Românticos com Adriano Marcelo. Para encerrar as transmissões diárias, de meia noite às 3 da manhã ia ao ar o programa Light Night, que sobrevive até hoje, porém na grade da União Fm. Os finais de Semana contavam ainda com Léo (ex rádio Emboabas) e o sensacional programa humorístico Café com Bobagem. A emissora, dirigida por Flávio Ribeiro e o saudoso Vicente Ribeiro, o Nhô Pica-Pau, também deixou saudades devido às históricas transmissões ao vivo da Festa de Julho, que comemora o aniversário da cidade e o dia do padroeiro, feitas com muito profissionalismo. Como 96 era um ano eleitoral, também foi histórico ouvir, pela primeira vez, o programa eleitoral gratuito com os candidatos à prefeitura e ainda um debate, transmitido ao vivo direto da Sede Social, com os candidatos.

Tal programação era transmitida com equipamentos que levavam o sinal até cidades como Oliveira, Ritápolis, Resende Costa, São João del-Rei e várias outras. Outro fator positivo foi o fato de a programação musical ser coordenada por experientes profissionais, que utilizavam o acervo do Magnata Clube, já que ele estava no mesmo prédio onde a 101 estava instalada. Enfim, foi uma rádio tão feliz, que até hoje ouvem-se os frutos desse trabalho, através da União Fm 87.9, no ar desde 2002, que conseguiu a autorização pra operar e que, inteligentemente, seguiu várias ideias da Criativa e absorveu vários de seus profissionais. Agora, que a Criativa Fm um dia voltará ao ar, você pode ter certeza. Nem imagino quando, mas uma história de sucesso como essa não vai terminar assim. Já são 13 anos de silêncio, mas um dia ele termina e a Criativa volta a alegrar seus ouvintes. E essas lembranças aqui postadas não saem da memória de várias pessoas e muito menos da minha, pois foi lá, que aquele menino de 9 anos chamado Bruno Ribeiro apertou o Play e executou uma música no ar pela primeira vez. Apertar aquele botão foi mais que executar uma música na Criativa Fm (a música não lembro qual era), foi o inicio oficial da minha paixão por esse veículo que fez, faz e fará as pessoas mais informadas e felizes.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Pena que não tive a oportunidade de ouvir ela, porque quando ela fechou eu ainda não sabia nem o que era música direito. Foi bom ter lido esse post pra ter uma idéia de como era né.. rsrsrsr

Tomara que um dia ela volte ao ar! =D

Muito bom bruno!