sábado, 18 de abril de 2009

Independente de quem?

O mercado fonográfico é, sem dúvidas, um jogo de interesses, por isso vários artistas se recusam a entrar nesse mundo e preferem estar na chamada "Cena Independente". Nesse universo, temos ótimos que, inclusive, ganham dinheiro com seus discos e shows. O chato são aqueles artistas fracos que não querem melhorar suas músicas e que jogam a culpa no "sistema do mercado" e ainda, os que tem talento mas querem fazer músicas de acordo com seus egos e que, por isso, não emplacam.



Deixo bem claro que no caso de artistas que fazem música mirando em seu umbigo, seu ego ao invés de pensarem no público, não tenho nenhuma repulsa. Pelo contrário, conheco vários que, apesar de não terem condições de emplacar, têm qualidade. O que eles não tem direito é reclamar que o mercado não lhes dá chances. Como um artista quer que o mercado mude suas atitudes sem, em contrapartida, mudar suas músicas adaptando-as ao gosto da massa?



Ser independente desse mercado não é o problema, o problema é se manter dependente do próprio ego e querer fazer sucesso.

5 comentários:

Rodrigo disse...

fazer a música do seu geito sem se preocupar com tendencias e modinhas eu acho muito legal. Mais legal ainda eu acho q é quem gosta dessas músicas, pois é muito fáciu dizer: "ah eu gosto de britney, rihanna, jhonas brothers...". Difíciu é dizer q gosta de ratos de porão, martelo de pano ou até mesmo bandas com A-HA, que apesar de já terem feito sucesso, se você mostrar uma música deles para um jovem e dizer q gosta daquilo, ele no mínimo vai rir da sua cara e te perguntar em q ano você vive.
Bandas q vão na "contra-mão do sucesso", não podem pensar que tem poucos fãns pois é um jogo desleal, e não tem oportunidade, pois do mesmo geito q é dificiu para ele, foi dificil para muitas bandas q hoje tem um reconhecimento maior do seu trabalho. Porém essas bandas podem ter orgulho de dizer que têm fãns fiéis que não gostam deles apenas porque são influenciados por radio e tv, mas sim, porque gostam da música que a banda faz.

Anonymous disse...

Hoje em dia a música é mto mais mercadológica do que tudo, mtos músicos não as veem como algo que toquem o coração ou eleva um indivíduo ao surreal... Perdeu-se o lugar assim como bons livros perderam para filmes ( adoro filmes tb, mas o livro vc faz sua própria imagem do que se lê, ja nos filmes é tudo imposto). Gosto de músicas diversas, não necessariamente de músicos. Mtas bandas boas com uma sintonia legal, voz e conjuntura trabalhando totalmente em sintonia conseguem destruir canções, por isso valorizo mais as canções do que bandas. Fernada Taki disse: "É melhor ser a maior banda independente do Brasil do que ser a menor banda do mainstream" deixo análises pra vcs, pois essa "modinha", o pensamento de massa da sociedade ainda existe? ou é cada vez mais disseminado essa idéia?
Bom, Bruno seu blog tah mto legal e continue assim! Prabéns cheeeefe!! rsss
So pra dar uma cutucada fica um treixo de uma música que marcou minha infância:
"no meu sonho eu ja vivi um lindo conto infantil, tudo era magia [...]
qdo correndo eu vi um cavalo de fogo ali... que tocou meu coração..."
FaustoRP

Anonymous disse...

daí, de forma alternativa, surgem sites e programas voltados pra essas áreas. entra aí, bruno: tramavirtual.com.br
dessa forma, a música independete não conquista um espaço, mas cria o seu próprio. o público desses artistas, incluisve também é diferenciado. eu penso a música independente como uma saída para aquele tipo de música que cansa a gente de tão repetitivo. apensa isso. não precisa vir acompanhada de uma campanha contra a mídia em geral q só dá vez a quem tem gravadora, certo? muito bom o blog. quando eu crescer tbm quero ter um blog assim. hehehe
beijo,
Íris

Bruno Ribeiro disse...

Iris.
Vc matou a charada...
aliás, os outros comentaristas tmb...
A cena independente tem muitas bandas bacanas, mas o que atrapalha é eles ficarem querendo brigar com o mercado de massa...
acho que é por aí!!!
vlw

Wanderson disse...

Eu gostava muito do Skank, mas eles mudam muito, pois abrem mão de seu estilo próprio para permanecer em alta no mercado ou para não saírem da "moda". Acho que muitas outras bandas perdem fãs por isso. Já outras, como Engenheiros do Hawaii, por exemplo, apesar de não conquistarem a massa, mantêm sua legião de fãs, o que para mim é mais importante.