sexta-feira, 10 de abril de 2009

Mid-backalize já!

Sabe o que um programador de rádio está dizendo, subliminarmente, ao ouvinte, quando se recusa a tocar uma música que fez sucesso há um, dois, cinco anos? Que aquela música que ele programou no passado é ruim, pois se fosse boa, estaria no ar até hoje. Isso já anuncia que aquelas programadas atualmente também são fracas, pois em breve sairão do playlist eternamente.



A rádio Mix Fm é uma das poucas rádios jovens que incluem em sua programação os Mid-back (músicas que possuem entre 1 e 10 anos de idade). Acredita-se que esse seja um dos motivos para ela ser a mais ouvida emissora do gênero. Os mids dela são muito bem selecionados, porém ela comete um erro ao trata-los como “Baú da Mix”. Baú gera a idéia de música muito antiga e não representa bem mid-back. Seria melhor parodiar o “Hit Parade, Jovem Pan” e criar o “Out Parede Mix, os sons que saíram das paradas” a usar o termo baú.



Acredite, o que falta em FM, hoje, se chama mid-back. Aquela filosofia de que a rádio deve ser vitrine de lançamentos acabou, pois a internet assumiu o papel de divulgador de novidades que o rádio exercia até quinze anos atrás. O papel do rádio atualmente tem que ser o de misturar as melhores músicas de variados gêneros e, principalmente, de variadas épocas.



Não se engane imaginando que a programação deve ser baseada no passado. Não. O que tem que existir é o equilíbrio. Deve-se tocar todos os bons sucessos atuais, porém no espaço que sobrar, as emissoras colocariam não mais “a nova música do grupo tal” e sim as músicas que estão consagradas perante o ouvinte e que agradariam sem dúvidas.



Grupos/artistas como Skank, Jota Quest, Creed, Avril Lavigne, Mika, Luka possuem músicas de extremo sucesso mas que, por saírem das paradas, não encontram mais espaço no dial. Pra encerrar o post, palavras do meu amigo Léo Rogério: “Música nova é uma incógnita, pode ser que faça sucesso, pode ser que não. Os mid-backs são a certeza, pois você sabe se ela vai agradar, ou não”.

Um comentário:

rafael disse...

óla Bruno muto bom seu blog, isso que vc escreveu e a pura verdada sobre o midback , não so a Mix mas a Pan a e Transmerica toca muito Mid back , o que vc não ouve nas radios de interior .