segunda-feira, 6 de abril de 2009

Os 4 elementos

Expressão, refrão, qualidade de gravação e ritmo. Esses são os 4 elementos básicos que uma música que queira fazer sucesso precisa ter. Os grandes sucessos têm esses elementos e isso, inclusive, já foi citado no blog.



Antes de entrar em detalhes, é bom abrirmos exceções. Músicas que pagam jabás estratosféricos ou que tocam de 5 em 5 minutos em novelas de TV viram sucessos e são pedidos nas rádios, porém, elas não duram muito na mente do público. De tanto “enfiar goela abaixo” das pessoas, elas cansam rapidamente da música e nunca mais desejam ouvi-la. Tal efeito raramente ocorre com aquelas que tem os 4 elementos, pois esses tornam o som agradável e a deixam com “gosto de quero mais”.



Vamos usar, como exemplo, a música “Reggae Power” dos Natiruts:



O som está dentro dos padrões de áudio atual; tem qualidade. Alguns sucessos dos anos 70 e 80 perdem a vez justamente pela gravação causar um estranhamento aos ouvidos acostumados ao som digital. Tim Maia é um caso de artista que possui os outros elementos, porém não agrada a massa ouvinte justamente pelo áudio de suas gravações soar “velho” para os dias atuais.



O ritmo do nosso exemplo é interessante de ser analisado, pois não é muito rápido, mas é constante. Isso é que faz com que o ritmo seja adequado a um sucesso. Artista, nunca deixe uma parte de sua música com queda no ritmo, pois pode ser esse o motivo por seu som não emplacar.



Expressão: é o principal em um sucesso. É o que falta na Malu Magalhães para ela parar de cantar apenas na MTV. Voltando ao Natiruts, a introdução já é boa e o restante é melhor ainda. A forma como são cantados os trechos “não chora”, “e agora” são algumas das expressões principais. Já o refrão tem um impacto que o torna com cara de refrão.



Por falar em refrão... Pensemos. Com tantas coisas pessoais e profissionais na cabeça das pessoas, é impossível que ela guarde na memória uma letra inteira. É esse o papel do refrão, fazer as pessoas lembrarem q o nosso exemplo é aquela música que fala “Natiruts reggae power chegou, transformando toda noite em amor”, sem ter que saber a letra inteira.



Poderíamos analisar outras obras, porém essa se torna um ótimo exemplo pois foi a 13ª música mais tocada em 2007, além de ter sido a que ficou mais tempo nas paradas: 46 semanas, o que reforça que esses elementos tornam o sucesso durável. É importante lembrar que muitas músicas boas não fizeram sucesso pois faltam algum desses elementos e que além disso, pode não ter sido bem divulgada ou trabalhada. Com essas dicas e com uma boa sorte, sua arte será reconhecida.

3 comentários:

Anonymous disse...

Poxa, nunca tinha pensado nisso, mas é verdade msm...
os maiores sucessos são assim msm...
bakana o blog!!!

Duguin-182 disse...

É Bruno, isso tudo aí eh verdade. Músicas iguais essa nao tem como não gostar.
Mais nao consigo entender é como Malu magalhães consegue tocar em algum lugar! O.o rsrsrsrsrsrsrsrs

Vc também disse outra coisa muito importante nesse post. Nao é só isso q influencia o sucesso. Musicas que seguem modinhas, vaum fazer sucesso, isso é claro! o bom é que quando a moda caba, só as musicas boas de verdade ficam, e o resto, é apenas lixo.

Cade a tati quebra barraco?? (não que eu esteje com saudades dela)
hauhsuahsuahsuahsuahs

o Blog ta massa!
Parabéns!!

Bruno Ribeiro disse...

vlw duguin-182...
fike em sintonia com o barulho fm que em breve vamos falar sobre essas modinhas que se foram e consequentemente para onde as atuais vão, como por exemplo, os EMOS (credo)