quinta-feira, 7 de maio de 2009

Seguir ou não, eis a questão

Uma das coisas mais complexas de se analisar são as modas. A tentação que é segui-las pode levar você ao ridículo e, no caso do mundo do rádio, uma emissora à queda de audiência. O que acontece é que a moda passa, e quando passa, leva com ela os ouvintes da "moda", portanto nunca prefira esses, prefira os ouvintes fiéis.

Se você coloca no ar, por ser a moda do momento, uma música ou um programa que agrida o ouvido do público fiel, você os perderá de uma forma difícil de ser revertida.
Vou exemplificar: Imagine uma rádio voltada ao pop rock ou a mpb, aí surge o "fenômeno" calypso e, devido aos pedidos de ouvintes, ele entra na programação da rádio. Nesse momento os ouvintes se decepcionam com a emissora e, de raiva, desligam o rádio e não a ouvem mais. Os ouvintes efêmeros são conquistados, porém quando a moda passar, eles também se vão.

A modinha da vez não é brega como a maioria delas, é um movimento ainda mais complexo de ser analisado que são os EMOS. As rádios estão fazendo tudo por e para Fresno e sua turma.

O que torna mais grave nesse caso é que o público Pop (que ouve as rádios que estão se rendendo à EMOdinha) tem uma aversão imensa a esses seres tidos como depressivos, homossexuais e feios. Quero abrir um parenteses para afirmar que o blog "Barulho Fm" não tem nenhum tipo de preconceito com relação a eles, porém como abordamos a verdade do mundo da música e do rádio, tenho que informar que se uma emissora agrada esse público, criará uma aversão dos demais ouvintes e, consequentemente os perderá,

A pergunta é: Devemos ignorar esses movimentos? A resposta é não. Ainda mais que a música de um fresno naum é ruim, deve-se tocar pra não ignorar o movimento, mas deve ser em doses homeopáticas para não "ofender" os anti-emo. Um grave erro é fazer tantas promoções com essas bandas, afinal o que mais irrita nem é tanto ouvir a música, mas é ouvir chamadas do tipo "promoção banda X na sua casa", ou " Você no navio da banda X".

O sertanejo brega quando era a moda, invadiu emissoras tradicionais do segmento Pop, hoje elas continuam sem reconquistar os ouvintes Pop, mas já perderam os do breganejo, pois a moda acabou. É exatamente isso que vai acontecer em breve com as rádio que "abriram as pernas" para os EMOS.

2 comentários:

Anonymous disse...

isso è verdade,hoje em dia qualquer radio,qualquer lugar sso se ouvi emo e sertanejo.mas vamo para pra pensar,tudo quando è demais enche o saco,e em breve a moda vai acabar.a musica tem q ser feita com amor e nao pra ganhar dinheiro.

Wanderson disse...

Acho que as rádios devem tocar essas músicas da moda na programação, mas devem dedicar programas aos estilos consagrados como MPB e ROCK, para não perderem audiência. Seguir ou não a "moda" é uma decisão individual, mas tenha certeza que a maioria não vai esquecer as músicas de que gosta há tempo para ouvir só os hits do momento. A estratégia é disponibilizar variedade.