sexta-feira, 24 de julho de 2009

Hugo Chávez fecha, de uma só tacada, 40% das rádios da Venezuela

O governo venezuelano anunciou a revogação da concessão de 240 rádios, sendo 86 AMs e 154 FMs. A decisão foi tomada devido ao não recadastramento até 23 de junho das emissoras perante o conselho de telecomunicações do país. De fato é uma decisão radical, porém compreensível. Analogamente no Brasil, tem-se vários radiodifusores operando em inconformidade com a legislação, o que pode ser conferido em sites como www.donosdamidia.com.br. Algumas das irregularidades são a operação fora de frequencia, acima da potência nominal, sobremodulação e até com outorga vencida. Isso sem falar das rádios legais, porém imorais.

Aqui no Brasil, se a lei fosse seguida a risca, talvez mais que 40% das estações seriam fechadas. Chávez, apesar de suas atitutes contestáveis, simplesmente executou a lei: As rádios tinham até a data X para atualizarem os dados, não o fizeram, serão fechadas. Claro que caberia uma segunda chance aos empresários, mas o que não se pode esquecer em hipótese alguma, é que, se o presidente bolivariano foi errado por ser muito radical com as emissoras, o governo brasileiro também é errado, no nosso caso, por ser muito tolerável.

Muito provavelmente, seja exatamente por estarem com irregularidades tanto quanto as estações Venezuelanas, que a mídia brasileira divulgou o fato de forma que leve a pensar que a decisão foi tomada apenas por questões políticas e sem qualquer motivo prévio real. Foi feita até uma analogia sobre o fechamento da RCTV em 2007, mas com ela realmente foi atitude puramente política, devido ao posicionamento da rede durante o golpe de 2002, que pode ser conferido no documentário A Revolução não será televisionada.

Em suma, é fato que Hugo Chávez adorou incluir mais 240 rádios na sua listinha, mas não se pode esquecer que as rádios deram um motivo para isso, já que até as que não se posicionavam contra o governo tem suas outorgas revogadas. O detalhe é a forma como a mídia tupiniquim noticiou o fato, sendo que algumas dessas mídias tem até mais motivos para serem fechadas que as 240 estaciones venezuelanas.

Nenhum comentário: