quarta-feira, 8 de julho de 2009

Toda semelhança será mero CTRL-C, CTRL-V com adaptações

Uma das características do rádio é a de ter informação ágil, pois não necessita de filmagens, diagramações e outros processos necessários a mídias impressas e televisivas. Para se dar uma notícia no rádio, basta acionar o interruptor que liga o microfone e anunciar o fato. É fácil também a promoção de entrevistas, pois é só telefonar para o entrevistado e fazer as perguntas, sem a necessidade de deslocar uma equipe de reportagem ou a pessoa se dirigir até o estúdio da emissora. Claro que esse exemplo é em um fato que necessita ser divulgado imediatamente e sem maior aprofundamento.

Porém, o que ocorre em várias emissoras, inclusive grandes redes, é que a equipe de jornalismo fica presa no que é publicado em impressos e sites de notícia. O trabalho que é feito, é apenas o de “traduzir” a linguagem escrita dos impressos para a linguagem falada do rádio.

Para exemplificar, foram comparados os textos veiculados pelo site G1 e pelas rádios Jovem Pan AM e CBN, sobre a notícia da cassação do mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda, julgado pelo TSE no dia 26 de Julho. Começamos analisando os títulos. No G1, “TSE cassa o mandato do governador do Tocantins, Marcelo Miranda”; na Jovem Pan, “TSE cassa governador e vice do Tocantins”; na CBN, “TSE cassa mandatos do governador e de seu vice em Tocantins”. Observa-se que os títulos se assemelham bastante, variando apenas a inclusão da palavra mandato, a citação sobre o vice e a divulgação do nome do governador. A Jovem Pan, que não anunciou no título o nome do governador, trouxe essa informação em seguida, através de um subtítulo, que informou também quem era o acusador, de forma semelhante ao sub-título do G1.

Os lides também são semelhantes:

G1: “O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou na madrugada desta sexta-feira (26) por unanimidade os mandatos do governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), e de seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por abuso de poder político. Eles, porém, poderão ficar no cargo até que se esgotem as possibilidades de recurso na Justiça Eleitoral contra a cassação.

Jovem Pan: “O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, na madrugada de sexta-feira, o mandato do governador de Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB) e de seu vice, Paulo Sidnei Antunes (PPS), por abuso de poder político. A decisão foi tomada por unanimidade. Ainda cabe recurso da decisão.”

CBN: “Por unanimidade o TSE cassou, na madrugada dessa sexta feira, os mandatos do governador do Tocantins Marcelo Miranda, do PMDB, e de seu vice Paulo Sidnei Antunes do PPS. Eles foram acusados por abuso de poder político durante as eleições de 2006. No entanto eles podem permanecer no cargo até que se esgotem as possibilidades de recurso no TSE contra a cassação”

Comparando e analisando as diferenças, percebe-se que, apesar de estar claro que dois textos são plágios, ocorreram mudanças na ordem das argumentações e a adaptação redacional ao público alvo das mídias. Os dois veículos das organizações Globo, interessantemente, valorizaram bastante a questão da unanimidade na decisão, antes mesmo de noticiarem o fato principal. Isso sugere a intenção de impressionar e de demonstrar que não houve dúvidas quando a cassação. Por ser uma mídia instantânea, as rádios apresentaram a data apenas como sexta feira, dispensando o “dia 26” que foi apresentado pelo G1. Mesmo existindo várias formas de falar em julgamento em última instância, o G1 e a CBN utilizaram o mesmo termo, “até que se esgotem as possibilidades de recurso”. A diferença entre os veículos globais, é que a rádio, antes de falar em recurso, apresenta informações sobre o motivo da condenação. O texto da Jovem Pan, para manter-se compacto, resumiu a questão do recurso em uma frase, sem muitos detalhes.

Em análise do restante dos textos, nota-se um maior aprofundamento do G1, que forneceu mais detalhes. É interessante que a ordem de apresentação dos crimes foi exatamente a mesma em todos três. Percebe-se que a CBN e a Jovem pan, ao publicarem os crimes, falaram do acusador no mesmo parágrafo. Já o G1, para aprofundar, dedicou um parágrafo inteiro a ele, comentando, inclusive, sua intenção de herdar o cargo.

O G1 e a CBN deram bastante destaque aos critérios que serão usados pelo TSE para decidir quem ocupará o governo. Nesse argumento, ocorreram as maiores diferenças entre os textos, já que a JP, aparentemente, não encontrou importância nesse detalhe e se restringiu a poucas palavras. Já a CBN incluiu até uma sonora com um ministro explicando os critérios.

No desenvolver dos textos, começam a ficar claras as diferenças entre texto escrito e falado. Seguindo a teoria da “pirâmide invertida” os dados principais ficam no início. Até aí, os textos são extremamente parecidos, porém o G1, como já foi mencionado, aprofundou e trouxe mais detalhes do ocorrido, utilizando retrancas e narrando em detalhes como foi o julgamento. Enquanto no texto escrito o leitor precisa apenas virar a página caso não esteja interessado nos detalhes do assunto, no rádio, o que acontece é que o ouvinte muda de estação ou desliga o aparelho. Por esse motivo, os textos do rádio se apresentaram mais compactos, mas em linguagem tão simples quanto a do G1. Foi dado, no rádio, prioridade ao fato em si, não abrindo muito espaço aos argumentos da defesa de Miranda.

O encerramento dos textos do G1 e da CBN apresentou, de forma semelhante, um balanço de outros processos contra governadores movidos pelo TSE nesse ano. Já a Jovem Pan, em seu texto compacto, encerrou apresentando os critérios para escolha do novo governador do Tocantins.

Essa análise comparativa entre textos escritos e radiofônicos deixa a impressão de que as rádios ficam muito dependentes da mídia impressa e cibernética. O que é feito por jornalistas de rádio é a simplificação do texto para ser transmitido sem muitos detalhes dispensáveis e sem aprofundamento. O que leva a sensação de que o texto do G1 é o inspirador para as rádios analisadas, é a riqueza de detalhes observada nele e os trechos copiados literalmente, pelas rádios, dos trechos vitais da notícia.


OBS: Os textos analisados estão na íntegra em: http://www.4shared.com/file/115064214/40dcd8ab/TEXTOS_ANALISADOS_PELO_RADIOESCUTA.html

Nenhum comentário: